Como incorporar as fibras na alimentação?

Você sabia que a recomendação diária de consumo de fibras varia entre 25g a 38g e grande parte das pessoas só consegue ingerir até 17g? As fibras são essenciais para evitar cãibras, mal estar e até mesmo combater o diabetes.

Confira abaixo como incorporá-las na sua alimentação diária:

Enriqueça a alimentação diária
Que tal adicionar algumas sementes de chia ou linhaça no seu almoço? Ambos alimentos contém fibras e se misturam facilmente a qualquer prato, tornando sua absorção mais fácil!

Empane proteínas com mix de sementes
Outro uso das sementes é para empanar frangos e peixes. Triture as sementes no liquidificador e use para empanar sua proteína. Além de alimentos com muita fibra, você terá uma refeição deliciosa e especial!

Aposte nos pães com grãos integrais
Se você é do tipo que costuma sempre comer uma fatia de pão no café, busque investir um pouco mais em opções integrais e com grãos (para isso, leia os rótulos e confirme se são de fato integrais!).

Beba suco de frutas com casca
O consumo da casca de frutas é extremamente benéfico para a saúde. Ao bater o suco no liquidificador, tente adicionar alguns pedaços da casca junto. O sabor será quase imperceptível e a bebida se tornará muito mais saudável.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal incorporar as dicas na sua rotina?

4 Hábitos Alimentares para Emagrecer com Saúde

Quando decidimos perder peso, é comum recorrermos a formas rápidas e extremas para alcançar esse objetivo. Porém, as dietas restritivas podem prejudicar ainda mais o organismo e não proporcionar uma perda de peso como esperado.

Confira 4 hábitos alimentares para você emagrecer com saúde:

1. Não tenha medo de gorduras boas;
Muitas vezes, ao iniciar uma dieta, podemos recorrer a um corte total de gorduras e carboidratos. Evite os extremismos! Alimentos como azeite de oliva, abacate e chocolate amargo possuem nutrientes essenciais para a saúde e ainda ajudam na sensação de saciedade.

2. Atenção aos rótulos!
Um costume pouco adotado pela maioria dos brasileiros é o de parar e ler o rótulo dos produtos que estão consumindo. Alimentos com altos níveis de açúcar e sódio são prejudiciais para a saúde e colaboram para inchar o corpo. Por isso, fique atento!

3. Introduza legumes aos poucos;
Se você não está acostumado a comer grandes pratos de saladas ou legumes para as refeições, introduza-os aos poucos em pequena quantidade. Vai fazer um omelete para a janta? Que tal adicionar tomate e espinafre picado? A refeição ficará mais nutritiva e saudável.

4. Não esqueça das proteínas!
Frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em nutrientes e vitaminas. Porém, uma dieta com falta de proteína pode causar fraqueza e aumentar ainda mais a fome durante o dia. Proteínas magras – como o frango e o peixe – são ótimas opções!

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Início de ano: dicas para um detox pós-festas de forma saudável e natural

Começou 2021! E após uma longa semana de festas de fim de ano – e os típicos exageros de comida/bebida – é hora de acalmar o seu organismo e desintoxicar seu corpo. Confira abaixo 4 dicas para realizar um detox de forma natural e saudável!

1. Hidrate-se!
A hidratação é o ponto fundamental para que seu corpo possa funcionar da melhor forma e eliminar as toxinas ingeridas através do excesso de comida ou álcool. Além disso, a própria chegada do verão também favorece o ressecamento da pele e desidratação – por isso, beba muita água.

2. Folhas verdes;
As folhas verdes – como couve, rúcula e agrião – possuem baixo índice calórico e alto índice de nutrientes que o nosso corpo necessita para se manter saudável e funcional. Busque adicionar pelo menos um tipo em cada refeição.

3. Movimente-se
O corpo também libera toxinas através do suor. Além disso, a prática de exercícios físicos (mesmo que leves ou moderados) colabora para a perda do excesso de gordura e diminui o risco de problemas cardíacos.

4. Evite o consumo de álcool e gorduras
Depois de uma semana com consumo elevado de comidas calóricas/gordurosas e álcool, o seu corpo irá precisar de algum tempo para poder se recuperar. Por isso, busque manter uma dieta saudável e leve, com saladas variadas, proteínas e sucos naturais.

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Os benefícios do Yoga

Você sabia que o Yoga possui diversos benefícios para o corpo? Além de reduzir o estresse, ele colabora com a circulação de sangue, melhora a resistência dos músculos e até ajuda a emagrecer. Indicado para todas as faixas etárias – em dosagens específicas para cada uma – a prática de Yoga melhora muito a qualidade de vida. Confira:

Diminui o estresse e ansiedade
Além de regular a respiração, a prática também ajuda a acalmar e entrar em contato com o seu corpo, importante para regular a raiva e a ansiedade.

Controla a pressão e o coração
Com os exercícios de respiração e movimentos pontuais, o Yoga melhora o funcionamento do coração e pulmões, regulando a circulação sanguínea e o sistema nervoso.

Facilita o emagrecimento
Apesar de parecer “tranquila”, a prática exige bastante força e concentração. Trabalhando o corpo inteiro, ela colabora para dar força ao corpo e reduzir o nível de gordura corporal.

Alivia dores no corpo
Indicada também para o público mais velho, os alongamentos do Yoga aliviam as tensões do corpo e colaboram para melhorar a postura.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa prática, que tal incorporá-la na sua rotina? Com apenas alguns minutos por dia, é possível melhorar muito a sua saúde.

3 receitas de sucos rápidos, fáceis e cheios de vitaminas para aproveitar no calor!

O calor chegou! E com as altas temperaturas, a hidratação é primordial para manter a saúde em dia e o corpo funcionando. Confira abaixo 3 sugestões de sucos rápidos, fáceis e saudáveis – além de repletos de vitaminas – para você fazer no verão e passar a temporada muito refrescado e com saúde!

1. Suco energético;
Com vitaminas A e C, vai auxiliar na melhora do sistema de defesas do corpo. Também conta com as gorduras boas da Castanha, que ajudam a controlar o colesterol.

Base:
– Açaí
Adicionais:
– Couve
– Castanha do Pará

2. Suco hidratante pós-sol ou exercício;
Ajuda a repor minerais e líquidos perdidos. Com vitaminas A, B1 e C, ideias para garantir um dia cheio de energia.

Base:
– Maracujá
– Abacaxi
Adicionais:
– Couve
– Manjericão

3. Suco bronzeador;
Rico em Vitamina A, colabora para a saúde da pele e ajuda no bronzeamento. Perfeito para o verão.

Base:
Manga
Maçã
Adicionais:
Cenoura
Semente de linhaça

Não esqueça também de beber bastante água – pelo menos 2l por dia – e aproveitar a estação! 🙂

Fim de ano: dicas simples para não se descuidar e sair com a saúde prejudicada.

Verão significa calor excessivo. Por isso, os cuidados com o corpo e a saúde devem ser redobrados! Aproveite a temporada para relaxar, mas não deixe a preguiça das férias gerar abusos e criar riscos maiores para a sua saúde.

Confira algumas dicas simples e rápidas para um verão com saúde e sem consequências maiores:

1. Beba muita água!
No verão e fim de ano podemos acabar abusando de bebidas alcoólicas como cerveja, clericot e champagne. Beber com moderação não prejudicará a saúde, mas a hidratação precisa ser redobrada – em média de 2l a 3l por dia – para aguentar tanto o calor excessivo, quanto o álcool consumido.

2. Alimentação leve e proteica.
Evite alimentos pesados e muito gordurosos nas festas do fim de ano. Somado ao calor e outros descuidos, podem causar ainda mais mal estar. Opte por comidas leves, mas proteicas. Como o salmão, amêndoas, ovos e carnes brancas.

3. Atenção redobrada no sol!
O verão é a época do ano em que o sol está mais intenso e também costuma ser quando a maioria das pessoas resolve ir a praia e tomar banho de sol. Na medida certa e com protetor solar, ele traz vitamina D e melhora o sono. Mas em excesso, pode causar queimaduras intensas, desidratação e até mesmo câncer de pele. Se cuide e use proteção para o rosto sempre (como bonés e chapéus).

4. Cuidado com as roupas molhadas.
Passar muito tempo com roupas de banho molhadas pode incentivar a proliferação de fungos e outras bactérias. Cuide com o tempo de praia/piscina para evitar e leve sempre uma muda de roupas secas.

5. Evite aglomerações
Neste ano não podemos nos esquecer de um ponto muito importante: a pandemia de COVID-19. Por isso, evite aglomerações e festas de final de ano. Em casos necessários, utilize use sempre a máscara de proteção para evitar a contaminação.

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Os malefícios do uso excessivo de sal

O sódio, componente principal do sal de cozinha, pode facilitar o desenvolvimento e agravamento de diversas doenças. Em excesso, seu uso pode estar por trás da hipertensão arterial, pedras nos rins e insuficiência renal. Lembrando que o sódio costumas estar em grandes quantidades também nos alimentos industrializados e até mesmo doces e guloseimas. Dentre os problemas causados pelo sal, estão:

1. Hipertensão;
O sódio em excesso pode acabar reduzindo a quantidade de líquido nos tecidos do corpo. O organismo, na busca por normalizar a situação, aumenta a pressão arterial para facilitar a irrigação dos tecidos, o que gera a hipertensão.

2. Envelhecimento precoce;
A desidratação causada pelo excesso de sódio no organismo também desacelera o metabolismo celular, o que, a longo prazo, pode causar o envelhecimento precoce.

3. Aumenta risco de doença cardíaca;

Por conta do aumento na pressão arterial, o risco de infarto e doenças cardíacas sobe ainda mais com o excesso de sal.

Lembrando que o consumo regular de sal não é contra indicado, apenas o seu uso excessivo. Por isso, recomendamos uma dieta controlada com baixas quantidades de comidas processadas.

Cirurgia Robótica: O que é? Vantagens? Saiba tudo sobre esse tipo de procedimento.

As técnicas cirúrgicas estão promovendo, cada vez mais, o conforto do paciente e a precisão da cirurgia. A Cirurgia Robótica consiste no uso de “braços” robóticos, manipulados pelo cirurgião, para facilitar a realização de procedimentos mais complexos.

A Cirurgia Robótica já existe no Brasil desde 2008, porém, ainda são poucos os médicos que utilizam o auxílio de um robô para terem resultados de sucesso. O Dr. De Carli tem essa certificação que lhe permite a realização de procedimentos cirúrgicos com o auxílio do sistema da Vinci. Esta habilitação é teórico-prática com horas de treinamento no Brasil e no exterior e suas vantagens são muitas:

1. Precisão
Movimentos mais completos, com neutralização dos tremores da mão humana.

2. Visão
A imagem fornecida pela câmera do robô é tridimensional, o que permite uma visão mais ampliada do que na videolaparoscopia, por exemplo.

3. Controle
O cirurgião tem total domínio sobre a cirurgia com todos os recursos tecnológicos que o robô proporciona.

4. Segurança
Diante de ações imprevistas pelo cirurgião, a tecnologia robótica aciona um comando de segurança que trava provisoriamente a máquina, evitando danos ao paciente. Se o médico tirar o rosto da tela de controle, o robô também para automaticamente.

Possui mais dúvidas sobre a Cirurgia Bariátrica? Entre em contato através dos nossos canais de atendimento e agende sua consulta!

Diabetes: O que é? Quais são os sintomas iniciais que podem indicar a doença? Como se prevenir?

Cuidar da sua saúde é cuidar da própria vida. E neste Dia Mundial do Combate a Diabetes, trouxemos no blog algumas informações importantes e também dicas preventivas que podem ajudar a combater essa silenciosa doença que tem atingido cada vez mais brasileiros. Respondemos algumas perguntas como “O que é a diabetes?” e “Quais são os principais sintomas iniciais?”. Confira:

O que é?
É uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina — hormônio que controla a quantidade de glicose (açúcar) no sangue — ou não consegue empregar a produção de insulina da forma correta. Quando consumimos alimentos com glicose, a insulina colabora para transformar esse açúcar em energia. Com níveis muito altos de glicose no sangue surge a hiperglicemia que, por longos períodos sem tratamento, pode causar danos nos vasos sanguíneos, órgãos e nervos.

A diabetes está dividida entre pré-diabetes, diabetes tipo 1 (doença autoimune quando o pâncreas pára de produzir insulina definitivamente) e diabetes tipo 2 (quando o pâncreas produz pouca insulina e o corpo não consegue processar a glicose no sangue).

Quais são os primeiros sintomas?
Os sintomas iniciais incluem:
• Sede constante;
• Fome excessiva;
• Visão embaçada;
• Fraqueza;
• Perda de peso;
• Vontade de urinar com frequência.

Como posso me prevenir?
Algumas dicas para prevenir a Diabetes incluem:
• Consumir diariamente frutas e legumes e manter uma dieta saudável e balanceada;
• Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras;
• Praticar exercícios regularmente;
• Parar de fumar.

Ainda tem dúvidas? Você pode marcar sua consulta com o Dr. De Carli.

Benefícios do Vinagre de Maçã

Você sabia que o vinagre de maçã pode ser feito em casa e ainda possui diversos benefícios para a saúde, como ajudar na digestão e até mesmo a emagrecer? Confira abaixo alguns benefícios desse ingrediente incrível!

1. Melhora as articulações e evita câimbras;
O ácido acético contido no vinagre de maçã possui ação quelante, ou seja, repele os metais e minerais que se acumulam nas articulações melhorando a rigidez muscular.

2. Previne o diabetes;
Outro papel importante do ácido cético é o de inibir a ação de algumas enzimas como sacarase e lactase no corpo. Assim, ajuda a regular os níveis de açúcar no organismo.

3. Facilita a digestão e ajuda a emagrecer;
O vinagre de maçã também ajuda a aumentar a sensação de saciedade e faz com que se coma menos. Logo, a digestão é feita de forma mais tranquila.

4. Protege o fígado.
Com os ácidos málico, lático e cítrico, colabora para a desintoxicação do corpo e melhora a saúde do fígado.

E aí, gostou? Você já conhecia todos os benefícios do vinagre de maçã? Que tal começar a incorporar esse ingrediente na sua dieta?