Dicas para cuidar do Coração

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O coração é o músculo mais importante do seu corpo e, por isso, deve-se tomar certos cuidados para que ele seja saudável ao longo da sua vida. O Ministério da Saúde estima que mais de 30% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, ou seja, de complicações como infarto ou AVC.

Para evitar o aparecimento de doenças relacionadas ao coração, é importante manter uma rotina com cuidados simples mas que podem ser essenciais na prevenção da Hipertensão, por exemplo. Aqui vão algumas dicas:

Mantenha os exames em dia: fazer um check-up anual e manter os exames médicos em dia, bem como realizar acompanhamentos com seu médico é uma maneira de evitar que se tenha algum problema ou diagnosticar precocemente alguma doença e tratá-la. 

Diminua o sal: o consumo excessivo de sódio na dieta é um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Cuide da saúde bucal: bactérias oriundas da falta de cuidados com a higiene bucal podem chegar até o seu coração podendo ocasionar diversas doenças cardíacas, como a endocardite bacteriana.

Faça exercícios físicos: manter um estilo de vida ativo é sempre uma boa pedida, além de combater a depressão, manter-se em movimento estimula a circulação sanguínea por todo o corpo. 

Controle o seu peso: a obesidade é um fator de risco gravíssimo em relação à doenças cardiovasculares, isso porque ela geralmente está relacionada a outras patologias como diabetes e colesterol alto.

Durma bem: noites bem dormidas podem te garantir maior qualidade de vida e evitar que você se estresse tanto no dia a dia, diminuindo as chances de ataque cardíaco.

Cuide do seu coração! Adeque a sua rotina aos cuidados necessários para que você esteja cada dia mais disposto para viver o melhor da sua vida! Esperamos ter te ajudado. Na dúvida, sempre procure um médico de confiança.

Os Avanços da Videocirurgia no Brasil

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A Videocirurgia é também conhecida como Videolaparoscopia ou Cirurgia Minimamente Invasiva. Basicamente consiste em uma técnica na qual o acesso cirúrgico se dá através de um determinado tipo de incisão no abdome.

Esse tipo de procedimento existe há mais de 30 anos no Brasil, tornando os procedimentos cada vez menos traumáticos e possibilitando recuperações mais rápidas para os pacientes. A videocirurgia também proporciona maior segurança ao paciente pois possui menor exposição ao ambiente hospitalar, contribuindo para a diminuição da taxa de infecções.

Os avanços técnicos nessa área estão próximos aos avanços tecnológicos de câmeras e equipamentos relacionados à vídeos cirúrgicos, pois em conjunto, podem-se ser testadas novas maneiras de executar as ações cirúrgicas com imagens cada vez mais nítidas.

O Dr. De Carli foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica entre 2005 e 2008 e, depois, presidente da mesma Sociedade entre os anos 2007 e 2008. Representando e incentivando a evolução desses procedimentos no Brasil. Ficou curioso para saber como esse tipo de procedimento pode ajudar a sua saúde? Marque uma consulta com o Dr. De Carli. 

Benefícios do Chimarrão

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Queridinho dos gaúchos, o famoso chimarrão, é uma bebida típica do Rio Grande do Sul feita a base de erva-mate podendo ser consumida em qualquer estação do ano e sendo aceita socialmente em várias ocasiões na cultura gaúcha. Além da tradição, essa bebida traz alguns benefícios para a saúde e elencamos alguns deles para que você aproveite seu “mate” com sabedoria!

Ajuda a esquentar o corpo: no sul do país as temperaturas caem drasticamente no inverno, então, tomar um chimarrão ajuda a esquentar o corpo para encarar a “friaca” logo pelo manhã.

Possui efeito diurético: por ser servido quente, o mate amargo é um ótimo diurético, auxiliando quem sofre de retenção de líquidos.

Auxilia na digestão: combate a constipação, já que possui propriedades digestivas e até mesmo laxativas.

Oferece antioxidantes: o chimarrão possui, em sua composição, fenólicos que lutam contra o envelhecimento celular.

Elimina a fadiga: a erva-mate possui estimulantes como a cafeína, proporcionando mais energia!

Te deixamos com vontade de tomar aquele “chimas”? Então aproveite e mantenha a tradição do sul! Agora, sabendo um pouco mais sobre suas ações benéficas a saúde. Lembre-se de que qualquer excesso pode prejudicar sua saúde, portanto, aconselhamos um consumo com moderação.

*Alguns desses benefícios não são comprovados cientificamente.

Inverno aumenta o risco de infarto

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Com a chegada da estação mais fria do ano, nossa atenção é focada em evitar gripes, resfriados ou alergias. Mas o que poucos sabem, é que no inverno o risco de infarto aumenta cerca de 30% em temperaturas médias abaixo de 14ºc. Isso ocorre porque em temperaturas baixas nosso corpo ativa mecanismos para nos proteger do frio, fazendo com que hajam eventuais descargas de adrenalina, podendo assim, ocasionar infartos em pessoas com predisposição.

Geralmente, idosos ou portadores de doença na artéria coronária são os mais propensos à infartos devido à intensidade do frio. Para evitar essa situação, é necessário manter uma alimentação equilibrada, mantendo a dieta indicada por um profissional da saúde; agasalhar-se de acordo com o clima para manter a temperatura do corpo adequada; e controlar o excesso de peso.

Cuidados com a saúde em geral, alimentação e controle de peso devem nos acompanhar independente do estação do ano, mas esperamos que com essas dicas você consiga se organizar para manter sua rotina da maneira mais saudável  possível.

 

Previna-se de Gripes ou Resfriados

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Para passar o inverno curtindo o que há de melhor na estação é preciso estar com disposição e energia para compartilhar esses momentos com quem mais se ama. Mas, como já se é de senso comum, no inverno as gripes e resfriados são muito recorrentes.

Tendo isso em mente, é extremamente importante que você e sua família estejam com as suas imunizações em dia, ou seja, que tenham tomado a vacina da gripe este ano. Outro cuidado fundamental é manter-se hidratado, bem alimentado e fazendo exercícios físicos regularmente.

A higienização das narinas auxilia na prevenção de gripes e resfriados e deve ser feita diariamente. Além disso, passar álcool gel nas mãos, não compartilhar itens de uso pessoal como talheres, copos e toalhas, manter ambientes bem ventilados e evitar situações de estresse, também colaboram muito para a prevenção.

Neste inverno, não se deixe abater por conta de gripes ou resfriados, cuide-se bem e aproveite os dias frios.

5 Motivos para Fazer Exercícios no Inverno

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Com a chegada da estação mais fria do ano, a tentação de diminuir (ou até mesmo eliminar) a rotina de exercícios do dia a dia fica cada vez maior. Mas o que poucos sabem é que realizar exercícios físicos durante o inverno carrega benefícios um pouco diferentes que, nós esperamos, te ajudem a decidir de vez continuar com os exercícios.

Separamos 5 motivos para você:

  1. Você perde mais calorias: como o corpo necessita gastar mais energia para manter a temperatura corporal adequada às baixas temperaturas, quando você faz exercícios em um clima frio, a tendência é que você gaste mais calorias do que normalmente.
  2. Combate a depressão: com os dias chuvosos e cinzas, dificilmente saímos de casa sem que seja extremamente necessário. Então para que sua rotina continue saudável, fazer exercícios ao ar livre, é uma ótima opção para evitar a depressão e interagir com outras pessoas.
  3. Ajuda a eliminar as calorias extras ingeridas durante a estação: com a chegada do inverno, é comum que sejam ingeridas mais calorias do que o normal em nossa dieta, então, para evitar o acúmulo de gordura em excesso, é importante continuar com o seu treino.
  4. As academias estão quase vazias: justamente pela desistência em realizar exercícios físicos durante o inverno, as academias e praças estão praticamente vazias! Uma ótima notícia para quem deseja completar sua rotina de treino de forma tranquila e sem se preocupar em revezar equipamentos.
  5. O treino é mais confortável: em climas frios, a tendência é que se transpire menos, logo, o treino se torna muito mais confortável para quem tem timidez ou problemas de transpiração mais evidente.

Esperamos que essas dicas te inspirem a não desistir de sua rotina de exercícios físicos durante a estação mais fria do ano! Cuide da sua saúde.

Dicas para Combater a Cefaléia

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Você sabe o que é cefaléia?

Cefaléia é a famosa “dor de cabeça”, um sintoma comum que atinge a maioria das pessoas. Existem algumas condições que podem ocasionar esse incômodo, por exemplo: estresse, problemas oculares, desordens metabólicas, problemas vasculares, entre outros.

Porém, em alguns casos, é possível tentar prevenir o aparecimento da cefaléia e para isso, selecionamos algumas dicas:

  1. Tentar relaxar, utilizando técnicas como massagens e banho quente.
  2. Manter uma alimentação saudável, evitando ingerir comidas gordurosas, frituras e excesso de bebida alcóolica.
  3. Evite a automedicação. Se você possui crises de cefaléia com frequência, procure orientação médica.
  4. Durma bem. O sono regular evita que você se estresse e mantém o seu metabolismo funcionando de forma adequada.

É comum nos depararmos com a dor de cabeça no nosso dia a dia, mas com pequenos cuidados, podemos combater essa sensação incômoda.

Por que é importante fazer um checkup?

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Como uma ação preventiva, o checkup, geralmente anual, é um conjunto de exames clínicos e laboratoriais que buscam diagnosticar doenças que o paciente possa ter e que não manifestaram nenhum sintoma.

Independente do seu estilo de vida, é importante que sejam realizados alguns exames de rotina (você pode conversar mais sobre o seu caso em específico com o seu médico) para acompanhar possíveis problemas no futuro. Entre os exames anuais mais comuns, estão:

  • Mamografia
  • Papanicolau
  • Controle da tireóide
  • Colesterol e glicemia
  • Eletrocardiograma
  • Teste ergométrico
  • Glicemia em jejum
  • Hemograma

Estando em dia com os seus exames, você fica mais tranquilo em relação à sua saúde e, caso seja detectada alguma anormalidade, você pode contar com um tratamento em estágio inicial da patologia.

E então, qual foi a última vez que você fez o seu checkup? Procure um médico e cuide regularmente da sua saúde.

6 Benefícios do Chá de Gengibre

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Com as mudanças de temperatura da estação, o costume de tomar um chá quentinho se torna mais prazeroso, então, por que não aproveitar para consumir um alimento que pode trazer benefícios para a sua saúde?

O gengibre é uma raiz originária da Ásia, utilizada em diversos tipos de preparos culinários incluindo o chá. É conhecido, principalmente, por suas propriedades medicinais, pois possui efeitos terapêuticos e termogênicos.

Pensando nisso, selecionamos 6 benefícios no consumo do chá de gengibre:

 

  • Auxilia no processo de emagrecimento: acelera o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e ajudando na perda de gordura, além de ser um diurético natural.
  • Atua como antioxidante e anti-inflamatório: por ter efeito antioxidante, previne o envelhecimento precoce, gripes e resfriados. Já o efeito anti-inflamatório diminui dores musculares e os sintomas da asma e bronquite.
  • Possui funções bactericidas: o gengirol é o responsável pelo sabor “forte” presente nesse chá e, ainda, combate a bactéria H. Pylori causadora principal de gastrite e úlceras estomacais.
  • Alivia a tosse: o gengibre tem propriedades expectorantes e é muito utilizado como um complemento no tratamento da tosse com catarro.
  • Regula a pressão arterial: por ter fatores que auxiliam a circulação sanguínea, o gengibre pode regular a pressão arterial em pessoas que possuem pressão alta.  
  • Ajuda na prevenção do câncer: a substância 6-gingerol, presente no gengibre, pode prevenir cânceres na região do estômago, intestino e fígado.

 

Ficou com aquela vontade de tomar um cházinho? Que tal adicionar o gengibre na sua dieta? Mas lembre-se: todo alimento consumido em excesso pode trazer complicações para a sua saúde. Na dúvida, consulte um médico.

 

Como proteger sua saúde no outono

20 de março e o outono finalmente começou, com ele chega o frio, a gripe, o nariz escorrendo e tudo que é a temporada pré-inverno promete. Você deve tomar alguns cuidados na hora de sair na rua, pensando que não passa frio e vai com um bermuda num frio de 10graus. Então se liga nessas dicas para cuidar da sua saúde no outono.

 

Hidrate-se sempre!

 

Sabe aquela sensação de ar seco? As temperaturas são mais baixas e acabam ressecando seu corpo mais facilmente. O consumo de líquidos é essencial, principalmente de água.

 

Evite longa permanência em locais fechados

 

A proliferação de alguns vírus é ainda maior nessa época do ano. Locais fechados favorecem isso. É importante sempre deixar janelas abertas e permitir que o ar se renove.

 

Lave sempre às mãos!

 

Não só durante a troca de estações, lavar as mãos deve se tornar um hábito. Estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete líquido, de preferência, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar.

 

Mantenha uma alimentação balanceada

 

Ter uma alimentação equilibrada com os nutrientes e vitaminas necessárias evita que o corpo fique suscetível a contaminações.

 

E ai, curtiu essas dicas? Para saber mais sobre saúde é só conferir nossos outros posts aqui no blog: